Se caracteriza pela monumentalidade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação. É o estilo da grandiloquência e do exagero.
A arquitetura, monumental, com exuberantes fachadas de mármore e ornatos de gesso, ou as obras de Borromini, caracterizadas pela projeção tridimensional de planos côncavos e convexos, serviram de palco ideal para as pinturas apoteóticas das abóbadas e as dramáticas esculturas de mármore branco que decoravam os interiores.
As esculturas em mármore procuraram destacar as expressões faciais e as características individuais, cabelos, músculos, lábios, enfim as características específicas destoam nestas obras que procuram glorificar a religiosidade.
As pinturas tinham o propósito de impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio e buscava efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, e colunas retorcidas
Fachada do Palácio de Dos Aguas Valência |
A Coroação de Cristo |
Davi (Berini) |
Fonte de imagens
Fachada do Palácio de Dos Aguas Valência: http://www.pegue.com/artes/arquitetura_barroca.htm
Davi: http://www.clubedaeducacao.com.br/2010/05/barroco-1-igreja-impulsiona-arte-sacra.html
A Coroação de Cristo: http://ligadasnamusica.blogspot.com.br/2009/05/pinturas-barrocas-3.html
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